As épocas festivas avizinham-se e o período de excessos pode trazer alguns dissabores para quem tem Gota. Por isso, reunimos 4 alimentos que deve evitar este Natal:
- Carnes ricas em purinas: carne vermelha, carne moída e vísceras.
- Frutos do mar e alguns peixes ricos em purina: camarão, caranguejo/sapateira, anchovas, trutas, sardinhas, vieiras, ovas, mexilhões ou cavalas.
- Açúcares: A ingestão de alimentos ricos em frutose podem conduzir a um aumento das concentrações de ácido úrico no plasma, ainda que temporariamente.
- Álcool: A ingestão conjunta de álcool e alimentos ricos em frutose podem conduzir a um aumento de urato sérico.
As escolhas alimentares podem ter um papel importante no doente com Gota. A adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico apresenta benefícios como a diminuição de número de crises, diminuição na progressão da doença (cronicidade) ou o efeito protetor com a intervenção nos fatores de risco.
Propomos-lhe 3 receitas saborosas, que poderá incluir no seu menu festivo, que foram elaboradas pelo Chef Hélio Loureiro e validadas pela Associação Portuguesa de Nutrição:
»Doce festivo: https://www.agotanaonospara.pt/receita/receita-rabanadas-de-cha-no-forno-com-molho-de-alperces-e-aroma-de-laranja/
» Sobremesa: https://www.agotanaonospara.pt/receita/receita-crumble-de-marmelos-e-macas-com-aveia-e-amendoas/