Para a pasta do estufado:
- Leve ao lume o azeite com o alho esmagado, a cebola picada, deixe alourar um pouco, acrescente o tomate, a malagueta, as sementes de coentros, os grãos de pimenta, o caril e o açafrão em pó, a pasta de pimentão, a raspa de gengibre, deixe cozinhar por cinco minutos lentamente.
- Passe tudo pelo robot e faça uma pasta.
Para o estufado:
- Corte em a maçã e a banana em cubos, e reserve. Leve ao lume a pasta, junte a fruta em cubos, deixe cozinhar lentamente durante três minutos. À mistura, acrescente um iogurte, o grão-de-bico, e os espinafres, cubra com a tampa e deixe cozinhar durante dez minutos em lume muito brando.
- Coza o arroz basmati, de acordo com as instruções e acompanhe com o estufado.
- Aromatize com salsa e funcho.
Comentário dos Nutricionistas da Associação Portuguesa de Nutrição:
Embora este prato tenha inspirações da culinária oriental, baseia-se nos princípios da dieta Mediterrânica. A combinação de alimentos improváveis em estufados como a mistura de frutas com iogurte, hortícolas e leguminosas, juntamente com a adição de especiarias, confere ao prato um sabor distinto dos pratos tradicionais portugueses, mas que enaltecem a utilização de ingredientes, particularmente as hortofrutícolas, dos cozinhados mediterrânicos. Esta receita foi criada pelo Chef Hélio Loureiro e tem a aprovação da Associação Portuguesa de Nutrição.