Cuidados com a alimentação na prevenção da Gota durante as férias de verão

O verão apesar de ser a estação mais desejada por todos nós pode reunir um conjunto de desafios para quem tem Gota. Um dos principais desafios é saber como ter uma alimentação equilibrada num momento em que reúne muitas ações sociais, férias, festividades e viagens. Existem 6 passos que não deve ignorar, nos cuidados a ter com a alimentação, na prevenção de crises de Gota, este verão:

  1. Hidratação Constante – Beba água abundantemente, uma vez que é uma solução simples e natural que ajuda a eliminar o ácido úrico. Mantenha-se hidratado, especialmente em climas quentes.
  2. Escolha de Alimentos – Evite alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, mariscos e vísceras. Prefira legumes, frutas e laticínios com baixo teor de gordura.
  3. Moderação no Álcool – Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, que proporciona aumento dos níveis de ácido úrico.
  4. Consumo de Vitaminas e Minerais – Incorpore alimentos ricos em vitamina C, que podem ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico.
  5. Planeamento das Refeições – Planeie refeições saudáveis e equilibradas, evitando fast foods e refeições pesadas.
  6. Monitorização – Mantenha um diário alimentar que ajude a monitorizar a ingestão de purinas e a identificar alimentos que possam desencadear crises.

Manter uma alimentação equilibrada e cuidados específicos pode prevenir crises de gota e permitir que desfrute das suas férias de verão. Para mais detalhes, consulte o E-book da APN.

Este site utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade em SABER MAIS: