Hoje celebra-se o Dia Mundial das Doenças Reumáticas, um dia fundamental para a sensibilização sobre a existência e o impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas.
A Gota é uma doença reumática inflamatória, que resulta do excesso de ácido úrico no sangue, em particular quando os níveis se encontram acima de 6 mg/dL (hiperuricemia), e que depois se acumula nas articulações sob a forma de cristais de monourato de sódio.
As doenças reumáticas e musculoesqueléticas estão entre as doenças não transmissíveis mais prevalentes e incapacitantes, que no continente europeu afetam mais de 120 milhões de pessoas de várias idades*. Ao todo, somam-se mais de 100 doenças reumáticas a afetar pessoas em todo o mundo.
O diagnóstico precoce ajuda a controlar a evolução destas doenças e a permitir uma vida mais equilibrada e com menos dor.
No caso de Gota, é fundamental para o tratamento e acompanhamento desta doença, o rastreio ao ácido úrico.
Embora grande parte do ácido úrico seja eliminado através da urina e também das fezes, quando este é produzido em demasia ou não é expelido em quantidade suficiente, vai-se acumulando.
A realização do teste ao ácido úrico é crucial para verificar se o organismo consegue eliminar o ácido úrico rapidamente, prevenindo a sua presença num nível elevado.
Recordamos que embora cada doença reumática tenha fatores de risco específicos, existem alguns comuns às várias doenças, como a idade, tabagismo, obesidade, toma de determinados fármacos e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.