Uma das questões que nos tem chegado com maior frequência incide sobre o tipo de exercício que uma pessoa com Gota pode ou deve fazer. Uma vida saudável, com ou sem Gota, deve contemplar sempre atividade física. Mas no caso de existirem limitações impostas pela fragilidade das articulações, reunimos um conjunto de práticas de exercícios físicos que podem ser efetuados:
#1 – Pilates Clínico – As aulas/sessões são inteiramente adaptadas por um fisioterapeuta às limitações físicas da pessoa, sendo uma excelente opção, que contempla rotinas de movimentação otimizada e adaptada.
#2 – Hidroginástica – As aulas de hidroginástica combinam exercícios de força e aeróbica, tendo assim, função de fortalecer os músculos, reduzindo a pressão nas articulações e também, estimular exercício cardio, através de exercícios de baixo impacto.
#3 – Yoga – A Yoga é composta por um conjunto de exercícios de alongamentos, equilíbrio e postura que ajudam a trabalhar a flexibilidade e fortalecer os músculo que rodeiam as articulações.
É fundamental compreendermos que cada pessoa tem a sua própria limitação física, pelo que sempre que seja indicado, devem ter um acompanhamento na tipologia de exercícios definido. O importante é não ficar parado. Dê o primeiro passo e comece a trabalhar num estilo de vida mais saudável.
Saiba mais dicas de como controlar a Gota, aqui.
Descubra todas as novidades na nossa rede social!