Mitos e verdades sobre a Gota

Sabia que a Gota, segundo a história da medicina, foi a primeira doença reumática descrita?

Foi Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), que se dedicou a reunir um conjunto de informação, que nos chega até aos dias de hoje e que nos partilha uma descrição detalhada desta artrite que afeta, na sua maioria, homens.

Partilhamos, então, alguns mitos e verdades sobre esta doença milenar:

  • A Gota é um castigo para pessoas boémias? Durante algum tempo a gota foi conhecida como “a doença dos reis”. Isto porque reis, imperadores e celebridades como Darwin, Newton e Goethe eram gotosos. Ou seja, seria considerada como um castigo para homens boémios, com hábitos menos saudáveis. Hoje sabe-se que além dos hábitos menos saudáveis, esta doença reumática, tem outros fatores, que juntos aceleram e proporcionam as chamadas crises gotosas. Descubra mais sobre estas crises aqui.
  • Alimentos ácidos aumentam o ácido úrico e podem causar gota? O ácido úrico composto orgânico, formado pelo organismo depois da digestão das proteínas, que criam as chamadas purinas. Já os ácidos que são encontrados em frutas e alimentos são o ácido cítrico, o ácido ascórbico e o ácido acético – ou seja, estes não possuem relação com os níveis elevados de ácido úrico. Partilhamos o nosso eBook de nutrição aqui. 
  • Reumatismos e gota são doenças de velhos? Embora a gota seja mais visível em pessoas acima dos 50 anos, a verdade é que pode manifestar-se em qualquer idade. Sendo muito comum nos homens entre os 30 e os 50 anos, pela alta produção de ácido úrico. Recordamos-lhe os principais fatores de risco associados a esta doença: https://www.agotanaonospara.pt/fatores-de-risco-e-sintomas/
  • Os ataques de gota acontecem apenas no dedo grande do pé? Não. Os ataques de Gota, causam inflamação e, por consequência, ataques súbitos de dor, inchaço (edema), vermelhidão e sensibilidade nas articulações nos membros inferiores (pés, tornozelos e joelhos), mas também nos membros superiores (mãos, punhos e cotovelos).
  • A Gota tem cura? Contrariamente ao que podemos pensar, a Gota é uma doença crónica. Muitas pessoas podem pensar que a gota consiste somente nas crises agudas da doença, mas, na verdade, é necessário um tratamento a longo prazo para prevenir a ocorrência dessas mesmas crises e ter uma boa qualidade de vida.
  • A Gota é uma doença de homens? O facto de as mulheres terem tendência a apresentar níveis de ácido úrico mais baixo, faz com que não seja frequente terem gota em idades mais jovens. Em relação aos homens jovens, devido aos níveis de ácido úrico mais elevado, a Gota pode surgir mais cedo. No entanto, quando as mulheres atingem a menopausa, os níveis de ácido úrico ficam mais elevados e semelhantes aos níveis presentes nos homens. Assim, as mulheres têm tendência a apresentar sintomas de Gota, durante ou após a menopausa, enquanto os homens podem demonstrar sintomas entre os 30 e os 50 anos.

Este site utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Consulte a nossa Política de Privacidade em SABER MAIS: