O que é a Gota?

A Gota é uma doença reumática inflamatória que resulta do excesso de ácido úrico no sangue, em particular quando os níveis se encontram acima de 6 mg/dL (hiperuricemia), e que depois se acumula nas articulações sob a forma de cristais de monourato de sódio.

Caracteriza-se por causar inflamação e, por consequência, ataques súbitos de dor, inchaço (edema), vermelhidão e sensibilidade nas articulações nos membros inferiores (pés, tornozelos e joelhos), mas também nos membros superiores (mãos, punhos e cotovelos). 

Membros inferiores

Membros superiores

Em Portugal, estima-se que faça parte da vida de 1.3% dos cidadãos, tendo maior prevalência nos homens, com a primeira crise a surgir entre os 40 e os 60 anos. Nas mulheres, acontece habitualmente a partir dos 60 anos.

Sabendo que a Gota se manifesta ao longo do tempo, tornando-se muitas vezes numa doença crónica, é importante conhecer os fatores de risco e saber reconhecer os sintomas. É fundamental falar com o seu Médico de Família se tiver algum destes sintomas para obter o diagnóstico e o tratamento necessários para esta doença.

 

Fatores de risco e sintomas

Diagnóstico e tratamento

Prevenção e controlo