A verdade é que os bons momentos colecionam-se à mesa. E se a receita for tão saudável quanto saborosa, transforma estes momentos em algo ainda mais memorável. Partilhamos aqui o passo a passo da receita de “Peito de frango recheado com azeitonas e cebola e milhos à moda do Douro”, criada pelo Chef Hélio Loureiro, com a aprovação da Associação Portuguesa de Nutricionistas.
Passo a Passo:
-
- Corte o tomate e os pimentos em cubos. Pique a cebola, alho e o cebolinho, e reserve separadamente. Leve ao lume 2 colheres de sobremesa de azeite com o alho picado e a cebola, deixe alourar. Acrescente o tomate e os pimentos em cubos, deixe reduzir e apurar, junte cebolinho e as azeitonas em rodelas e polvilhe, em chuva, a farinha integral.
- Recheie o peito de frango, reserve os ossos, recheie o interior com o preparado anterior e disponha num tabuleiro. Leve ao forno, barrado com uma pasta com o restante azeite, colorau e pão ralado, durante 30 minutos a 160ºC.
- Caso opte por outra peça do frango que tenha ossos, leve ao lume uma panela com os ossos, coloque meia cebola, meia cenoura, uma folha de loureiro, um pouco de salsa, acrescente 1,5 L de água e deixe ferver por meia hora.
- Leve ao lume um tacho com o azeite o alho e a cebola picada, deixe alourar, acrescente o tomate e o pimento e deixe apurar por três minutos.
- Verta o caldo de frango e deixe ferver, em chuva vá colocando a sêmola de milho mexendo sempre com umas varas de arame e deixe ferver lentamente mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 20 minutos, termine com a salsa.
- Num prato fundo coloque os milhos e por cima a coxa de frango recheada.
Comentário dos Nutricionistas da Associação Portuguesa de Nutrição:
A sêmola de milho, corresponde a uma parte mais nobre do cereal, e é mais rica, do ponto de vista nutricional, do que a farinha de milho, que é mais refinada, pelo que este acompanhamento, bem típico de algumas zonas do país, se apresenta como algo interessante para ser promovido nas receitas da atualidade, de forma a diminuir a monotonia dos acompanhamentos mais usuais.