Preparação:
1º Leve 2 litros de água ao lume com a canela, as cascas de laranja e limão e o açúcar. Quando ferver, coloque o chá, desligue o lume deixe repousar durante 5 minutos e coe.
2º Após cortar as fatias do cacete com dois dedos de espessura, passe-as pelo chá quente e escorra bem, aproveite o chá que sobrar e reserve.
3º Passe as fatias de cacete demolhadas por ovos batidos, coloque numa folha de papel vegetal e leve ao forno a 180°C durante dez minutos. Volte-as no forno para que fiquem bem douradas dos dois lados.
4º Macere os alperces no chá que sobrou quando demolhou o pão, leve ao lume e desfaça em puré num liquidificador. Leve de novo ao lume e deixe ferver durante dois minutos.
5º Deixe arrefecer um pouco e envolva as raspas de laranja.
6º Num prato, coloque as rabanadas e por cima o molho/creme de alperce, polvilhando com canela e decorando com folhas de hortelã.
Comentário dos nutricionistas da Associação Portuguesa de Nutrição:
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada, sendo na maioria das receitas, fritas. Esta receita apresenta uma variante mais equilibrada sob o ponto de vista nutricional por assar as rabanadas no forno. Contudo, tendo na sua composição fontes de açúcares simples, apela-se igualmente a um consumo moderado.