Na época mais especial do ano, juntam-se os festejos do Natal e do Ano Novo, finalizando no Dia de Reis. É certo que as típicas mesas portuguesas vão encher-se de iguarias, entre salgados e doces irresistíveis, como manda a tradição.
Porém, para quem sofre de doenças reumáticas como a Gota, é preciso ter em atenção que os excessos podem contribuir para o aumento de peso, tornando-se muito prejudiciais para esta condição de saúde.
Na verdade, é comum existirem flutuações de peso nesta altura derivado dos excessos alimentares praticados, mas é sempre possível fazer escolhas mais equilibradas. Aqui ficam algumas sugestões.
Na preparação dos pratos
[Foto de Lina Kivaka @Pexels]
- Sem desvirtuar as receitas tradicionais, reduza a quantidade de açúcar adicionada às receitas.
- Reduza igualmente a quantidade de sal nas receitas.
- Evite fritos, procurando soluções que possam ser feitas no forno (p.e. rabanadas no forno), mas se optar por fazê-los, produza em pequena quantidade e escorra-os bem.
- Prepare uma salada com fruta da época ou disponha fruta laminada para ter opções às sobremesas doces.
- Procure não confecionar alimentos em demasia. Tente ajustar as doses às pessoas que vão estar presentes nas refeições natalícias.
No consumo à mesa
[Foto de Hudsoncrafted @Pixabay]
- Inicie as refeições com uma fresca e deliciosa sopa de produtos da horta, usando leguminosas em vez de batata. Invente a sua “sopa de Natal”.
- No acompanhamento dos pratos, dê preferência aos hortícolas cozidos (p.e. couves ou grelos), crus, salteados ou assados no forno. O que interessa é que façam parte das mesas de Natal.
- Coloque na mesa opções mais saudáveis, tais como requeijão com doce caseiro de abóbora como entrada; espetadinhas de fruta com molho de iogurte ou frutos oleaginosos (p.e. nozes, amêndoas, pinhões).
- Podendo evitar bebidas alcoólicas, torne a água na bebida de eleição. Experimente servir num jarro bonito, adicionando aromas natalícios, tais como a canela, a laranja, o gengibre, entre outros, e decore-o com as cores do Natal.
- Se sobrarem alimentos, dê-lhes uma nova vida numa próxima refeição, como se faz com a clássica “Roupa Velha”, reduzindo o desperdício alimentar.
- Para todas as preparações, procure eleger alimentos nacionais, sazonais e, preferencialmente, frescos, tornando o seu Natal mais sustentável à mesa.
Estas são apenas algumas ideias para tornar a sua consoada e todas as refeições da época natalícia, em momentos de prazer e equilíbrio em termos de consumo alimentar, sem que isso provoque algum tipo de peso na consciência, e no seu corpo. Acima de tudo, desfrute da família, das emoções, das tradições e dos sabores do Natal.
Dra. Helena Real, Nutricionista e Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição